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O Blog da Cristina

Mais um blog ... Mas este é diferente, porque é meu! E é um blog sobre ...

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A aventura dos painéis solares EDP que acabou em ...

03.02.25, Cristina

Captura de ecrã 2025-02-03, às 15.03.00.png

Olá,

no final do ano pensámos em actualizar os painéis solares que tínhamos em casa de origem que nem sabíamos bem como funcionavam, nem o ganho que estaríamos a ter se é que teríamos algum.

Como os papéis dos painéis solares mencionavam que tinham sido colocados com a EDP decidi contactá-los e ver se apoiavam com o processo. Primeira confusão os painéis foram colocados com a EDP, mas EDP's há muitas e portanto estes eram de outra EDP, logo não apoiavam com a retirada dos antigos. Mas um tal de Sr Luís Delgado teve a brilhante ideia de sugerir - a equipa técnica talvez a ajude com a retirada dos painéis antigos, quando forem é só falar com eles. Ligaram para marcar e avisaram se não avançar tem um custo de 39€, fiquei renitente, mas o sr. enfatizou - isso só acontece se houver condições e não avançar, se não houver nada tem de pagar. Concordei com a visita, veio a equipa - olharam com ar desconfiado para o quadro - está muito cheio ... em relação à retirada dos painéis - nós não ajudamos, mas de certeza que a EDP ajuda afinal querem é vender painéis ... 

Voltei a falar com a EDP várias vezes, uma mulher até me gritou, e cada um dizia a sua coisa quanto à qualidade dos painéis, que poupa mas tem de ter cuidados com o uso, as baterias podem compensar ou podem não compensar (um até disse que talvez ainda fosse cedo para arriscar), e quanto à quantidade de painéis ideal também eram bastante dúbios. 

Portanto, ajudar a tirar os velhos não ajudam a EDP SU também não ajudava nada, lá paguei a outros e retiraram os painéis. Com tudo limpo voltei a contactar a EDP, agora é preciso nova visita técnica, em relação a esta não falaram em valores, explicaram que era por causa do instituto de geologia e lá vieram os senhores de outra equipa completamente diferente da primeira - Novamente repararam no pouco espaço do quadro, referiram que tenho assombreamento das casas ao lado no Inverno, que de Inverno há menos produção, que a casa consome muito portanto nada iria para as baterias, que tinha de comprar cabo devido à altura da casa, e não  tinham a certeza da espessura do cabo e se este iria passar no sitio necessário. E foram embora.

E eu fiquei a matutar então se no Inverno quando mais necessitamos não produz e ainda tenho de pagar os painéis e estar com muita atenção ao ligar electrodomésticos e depois ainda pagar mais electricidade ... não será melhor estar quieta com a brincadeira?

E decidi estar quieta e comuniquei ... e na manhã de 24/12 chegou um presente da EDP - uma gigante fatura com 2 visitas técnicas de 69€ cada uma, a juntar a uma fatura de Dezembro conseguem imaginar o tamanho do presente, não conseguem? Fiquei num estado de nervos e nesse dia na EDP não há atendimento escrevi logo uma mensagem, não resolve mas fica registado.

Assim que abriram, telefonei e tive de argumentar muitas vezes, mesmo muitas em inúmeros telefonemas, demoraram demasiado tempo a analisar, depois de ouvirem as conversas, as muitas e longas conversas, e a meio de Janeiro lá decidem creditar os 69€x2 e cobrar só 39€. Ainda assim, não fiquei satisfeita e resolvi reclamar com argumentos concretos (mau atendimento, tempo gasto, más informações, etc.) também os 39€, e em Fevereiro também irei recuperar este valor. O meu tempo ninguém o paga ...

O Sr. Luís Delgado disse que ia acompanhar todo o processo, mas assim que concordei avançar nunca mais ouvi falar de tal Sr., ao telefone parecia uma coisa e afinal fez um péssimo trabalho.

Assim que me perdoe o ambiente, mas pareceu-me um processo bastante estranho com um investimento avultado sem benefícios garantidos e portanto decidi estar quieta que em algumas situações pode ser considerado uma virtude.

O atendimento ao Cliente está nitidamente a baixar de qualidade, e a aumentar o susposto atendimento pela inteligência artificial que é tão inteligente que a maior parte das vezes não percebe nada e nada resolve. Deixo o truque - Quero falar com um assistente, de outra forma parecemos um hamster a andar numa rodinha e sem sair do mesmo sitío.

Todo este processo me deixa bastante triste pelo tempo que perdi, pela falta de consideração e pelo aproveitamento destas empresas de pessoas que não têm tanto tempo para gastar porque estão "entretidas" a ganhar dinheiro para pagar à EDP e outras parecidas ... 

Ser exigente é algo que se podia aprender na escola ...  

Boa semana!

 

 

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