A aventura dos painéis solares EDP que acabou em ...
Olá,
no final do ano pensámos em actualizar os painéis solares que tínhamos em casa de origem que nem sabíamos bem como funcionavam, nem o ganho que estaríamos a ter se é que teríamos algum.
Como os papéis dos painéis solares mencionavam que tinham sido colocados com a EDP decidi contactá-los e ver se apoiavam com o processo. Primeira confusão os painéis foram colocados com a EDP, mas EDP's há muitas e portanto estes eram de outra EDP, logo não apoiavam com a retirada dos antigos. Mas um tal de Sr Luís Delgado teve a brilhante ideia de sugerir - a equipa técnica talvez a ajude com a retirada dos painéis antigos, quando forem é só falar com eles. Ligaram para marcar e avisaram se não avançar tem um custo de 39€, fiquei renitente, mas o sr. enfatizou - isso só acontece se houver condições e não avançar, se não houver nada tem de pagar. Concordei com a visita, veio a equipa - olharam com ar desconfiado para o quadro - está muito cheio ... em relação à retirada dos painéis - nós não ajudamos, mas de certeza que a EDP ajuda afinal querem é vender painéis ...
Voltei a falar com a EDP várias vezes, uma mulher até me gritou, e cada um dizia a sua coisa quanto à qualidade dos painéis, que poupa mas tem de ter cuidados com o uso, as baterias podem compensar ou podem não compensar (um até disse que talvez ainda fosse cedo para arriscar), e quanto à quantidade de painéis ideal também eram bastante dúbios.
Portanto, ajudar a tirar os velhos não ajudam a EDP SU também não ajudava nada, lá paguei a outros e retiraram os painéis. Com tudo limpo voltei a contactar a EDP, agora é preciso nova visita técnica, em relação a esta não falaram em valores, explicaram que era por causa do instituto de geologia e lá vieram os senhores de outra equipa completamente diferente da primeira - Novamente repararam no pouco espaço do quadro, referiram que tenho assombreamento das casas ao lado no Inverno, que de Inverno há menos produção, que a casa consome muito portanto nada iria para as baterias, que tinha de comprar cabo devido à altura da casa, e não tinham a certeza da espessura do cabo e se este iria passar no sitio necessário. E foram embora.
E eu fiquei a matutar então se no Inverno quando mais necessitamos não produz e ainda tenho de pagar os painéis e estar com muita atenção ao ligar electrodomésticos e depois ainda pagar mais electricidade ... não será melhor estar quieta com a brincadeira?
E decidi estar quieta e comuniquei ... e na manhã de 24/12 chegou um presente da EDP - uma gigante fatura com 2 visitas técnicas de 69€ cada uma, a juntar a uma fatura de Dezembro conseguem imaginar o tamanho do presente, não conseguem? Fiquei num estado de nervos e nesse dia na EDP não há atendimento escrevi logo uma mensagem, não resolve mas fica registado.
Assim que abriram, telefonei e tive de argumentar muitas vezes, mesmo muitas em inúmeros telefonemas, demoraram demasiado tempo a analisar, depois de ouvirem as conversas, as muitas e longas conversas, e a meio de Janeiro lá decidem creditar os 69€x2 e cobrar só 39€. Ainda assim, não fiquei satisfeita e resolvi reclamar com argumentos concretos (mau atendimento, tempo gasto, más informações, etc.) também os 39€, e em Fevereiro também irei recuperar este valor. O meu tempo ninguém o paga ...
O Sr. Luís Delgado disse que ia acompanhar todo o processo, mas assim que concordei avançar nunca mais ouvi falar de tal Sr., ao telefone parecia uma coisa e afinal fez um péssimo trabalho.
Assim que me perdoe o ambiente, mas pareceu-me um processo bastante estranho com um investimento avultado sem benefícios garantidos e portanto decidi estar quieta que em algumas situações pode ser considerado uma virtude.
O atendimento ao Cliente está nitidamente a baixar de qualidade, e a aumentar o susposto atendimento pela inteligência artificial que é tão inteligente que a maior parte das vezes não percebe nada e nada resolve. Deixo o truque - Quero falar com um assistente, de outra forma parecemos um hamster a andar numa rodinha e sem sair do mesmo sitío.
Todo este processo me deixa bastante triste pelo tempo que perdi, pela falta de consideração e pelo aproveitamento destas empresas de pessoas que não têm tanto tempo para gastar porque estão "entretidas" a ganhar dinheiro para pagar à EDP e outras parecidas ...
Ser exigente é algo que se podia aprender na escola ...
Boa semana!